Andradenses participam de Plenária Regional do PJ em Pouso Alegre

Pelo menos 130 jovens de 15 cidades que integram o Polo Sul Minas IV do Parlamento Jovem mineiro estiveram em Pouso Alegre participando da Plenária Regional, etapa que antecede o grande encontro que acontecerá em Belo Horizonte. Neste ano, o PJ Minas tem como tema principal “Educação Política nas Escolas”.

Os jovens do PJ Andradas representaram muito bem o município e participaram das atividades divididas entre os períodos da manhã e da tarde do dia 3 de agosto. Pela manhã, os estudantes foram divididos em três grupos de trabalho para discussões sobre as propostas apresentadas por todos os municípios integrantes do Polo, com a missão de priorizar apenas cinco delas para o debate.

A Plenária Regional aconteceu no período da tarde. Como ocorre na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, foram lidas as propostas e apresentados os destaques para, em seguida, serem votados e elaborado o documento final que será encaminhado à Plenária Estadual. Seis propostas foram aprovadas entre as 15 apresentadas e incluída uma nova, totalizando sete propostas.

A participação de Andradas tem sido importante para a formação e motivação dos jovens. Além de apresentarem vários destaques durante a sessão, uma das propostas feitas pelos andradenses durante a Plenária Municipal foi aglutinada com de outros municípios e irá integrar o documento final.

O diretor da Escola do Legislativo de Andradas, João Carlos Expedito de Souza, avalia positivamente a atuação dos jovens. “O tema é muito importante, principalmente porque faz parte da realidade deles, do ambiente escolar. Os debates permitem que eles tenham mecanismos para propor mudanças para o dia-a-dia da comunidade estudantil, principalmente para a nova população escolar. Além disso, tiveram uma excelente oportunidade de interação com estudantes de outras cidades e ainda terão outra experiência com a Plenária Estadual que deve reunir 120 estudantes de todas as regiões de Minas Gerais.”

A Plenária Estadual acontece entre os dias 20 a 22 de setembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na capital mineira.