Vereadores repudiam proposta de instalação de pedágios nas rodovias de acesso a Andradas

A proposta foi apresentada em Audiência Pública realizada em Poços de Caldas pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas – Setop da qual participaram os vereadores Ademir Peres, Ricardo Felisberto dos Reis, Márcio Donizete Teodoro, Maria Helena de Oliveira do Prado e Roberto da Silva.

A indicação do vereador Márcio Donizete Teodoro foi acatada pelo presidente da Câmara, Guto Liparini, que encaminhará à Setop ofício repudiando a proposta apresentada de concessão das rodovias prevendo a instalação de pedágios nos trechos de rodovias que cortam o município de Andradas.

Vereadores manifestaram indignação e repúdio às propostas do Governo de Minas quanto às concessões de rodovias

“Sou totalmente contrário à atual proposta apresentada pelo Governo de Minas, uma vez que não fomos beneficiados em nada, simplesmente com pedágios. Deixaram a Rodovia do Contorno sem término que está prejudicando os moradores, pois os proprietários dos sítios que tiveram suas áreas desapropriadas não receberam pela desapropriação. Peço que a Câmara envie ofício à secretaria para que, caso as obras aconteçam, que sejam incluídas melhorias que beneficiem nosso município”, salientou o vereador Márcio Teodoro.

Entre as propostas de melhorias, foram destacadas a conclusão das obras da Rodovia do Contorno, a duplicação da MG 455 até a divisa com o estado de São Paulo, a instalação de uma passarela de pedestre sobre a MG 455 no trecho que liga o Jardim Vitória ao Jardim São Domingos, o asfaltamento na MG 520 que liga a BR 146, na altura do Belvedere, a Pocinhos do Rio Verde, no município de Caldas, e o recapeamento e o acostamento da MG 455 entre Andradas e Santa Rita de Caldas.

O presidente da Câmara, Guto Liparini, considerou que a instalação de pedágios nos locais indicados pela Setop prejudicará o acesso dos moradores de Andradas às cidades mineiras, como uma exclusão do município do próprio Estado. “Há quase 70 anos o que nos separava do Estado de Minas Gerais era a falta de estrada, tanto para Poços de Caldas quanto para Ibitiura de Minas e hoje o que parece que vai nos separar ainda mais são os pedágios. Atendendo a indicação do vereador Márcio vamos encaminhar à Setop ofício demonstrando nossa indignação com o modelo que nos foi apresentado.”

Pela proposta do Governo, estão previstos a concessão de 379,5 quilômetros de extensão da malha rodoviária sob responsabilidade do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER/MG). Destes, 35,6 quilômetros de extensão são na BR-146, do trevo do entroncamento da BR-459 com a LMG-877, em Poços de Caldas, até o início do perímetro urbano de Andradas.  Outros trechos da malha rodoviária sob responsabilidade do DEER/MG com concessão prevista são 42,8 quilômetros na MG-455, entre o entroncamento com a BR-459, em Santa Rita de Caldas, passando por Ibitiura de Minas até a divisa com o estado de São Paulo, em Andradas.

O período de concessão proposto é de 30 anos e o investimento total previsto em obras de ampliação e melhoria da capacidade, recuperação estrutural e ambiental, entre outras intervenções obrigatórias para melhor segurança e trafegabilidade é de R$1,2 bilhões, sendo R$ 561,9 milhões nos primeiros cinco anos, segundo dados da Setop.