Representantes de Andradas participam da eliminatória da Gincana do Saber em Varginha

Numa disputa acirrada, a dupla representante de Andradas na Etapa Regional da Gincana do Saber 2017, Nathália da Silva Cordeiro e André Israel Pio, não foi classificada para a Final. Os alunos da cidade de Paraguaçu Ryan Alves e Samuel Barbara conseguiram um ponto a mais nas eliminatórias.

A competição ocorreu na terça-feira, 7, na Câmara Municipal de Varginha, cidade sede da região Sul da 3ª edição da Gincana do Saber. Três grupos com representantes de três municípios participaram das eliminatórias. Os municípios classificados para a final foram Pouso Alegre, Maria da Fé e Paraguaçu, além de Varginha. A disputa para saber qual cidade irá representar o Sul de Minhas na Final Estadual acontece no dia 17 de novembro, também em Varginha.

Além dos dois estudantes, também acompanharam a fase eliminatória em Varginha o diretor da Escola do Legislativo “Vereador Professor Paulo Afonso de Lima” João Carlos Expedido de Souza, o chefe de Gabinete Enrico Delavia Rosa, e o professor orientador Silvano da Silva Júnior.

Conhecimento

A Gincana do Saber tem como proposta oferecer aos estudantes conhecimento diferenciado sobre a Constituição Federal através de cartilha elaborada pela Escola do Legislativo de Pouso Alegre intitulada “Constituição em Miúdos”, em parceria com o Senado Federal.

O material tem linguagem de fácil entendimento, destinado a jovens de 12 a 15 anos para despertar neles o interesse pela Carta Magna onde estão escritos todos os direitos e deveres de cada cidadão, levando-os a uma reflexão entre as garantias constitucionais e a realidade em que vivem.

“Essa é uma maneira criativa de fazer com que os estudantes do Ensino Fundamental II das escolas públicas e particulares conheçam mais sobre seus direitos, deveres, enfim, sobre o papel de cada cidadão na nossa sociedade, com base nas determinações da Constituição Federal. Ficamos muito felizes com a participação dos alunos de Andradas que foram muito bem, chegando ao que chamamos de mata-mata e apenas por questão de entendimento não responderam corretamente apenas uma pergunta”, explicou o diretor da Escola do Legislativo de Andradas, João Carlos Expedito de Souza.

Em Andradas, a fase municipal aconteceu em setembro e mobilizou todas as escolas de Ensino Fundamental II, com 15 estudantes. “Parabenizamos todos os alunos que se envolveram neste projeto e especialmente a Nathália Cordeiro e o André Pio que representaram muito bem o nosso município. Confiamos que para 2018 tenhamos novamente bons representantes na Gincana do Saber novamente”, concluiu João Carlos.

Quem tiver interesse em conhecer a Constituição em Miúdos pode acessar a página do Senado Federal na internet ou digitar o link https://goo.gl/6gyRGq. O material é disponibilizado em arquivo para download.