Alunos da escola Edmundo Vieira encerram atividades do “Câmara Jovem”

Os nove representantes da comunidade estudantil da E.E. Prof. Edmundo Vieira realizaram a 27ª Sessão do Programa Câmara Jovem. Os alunos eleitos ocuparam os lugares dos vereadores e aplicaram, na prática, o que aprenderam durante as atividades sobre a função do Poder Legislativo.

A Mesa Diretora foi composta da seguinte maneira: Pedro Lucas Stella, presidente; Gabriel dos Santos Carvalho, vice-presidente, e João Pedro Neves, secretário. Os demais vereadores eleitos foram Breno da Silva Souza, Bruna Simionato Silva, Marcos Augusto Rossi, Robson Henrique Conceição Rosa, Rowan Francisco Delgado e Vinycius Gabriel Oblonczyk.

O presidente da Câmara, vereador Guto Liparini, abriu a Sessão agradecendo a participação e parceria da escola, vereadores presentes, colaboradores da Câmara e demais pessoas entre os familiares dos alunos e funcionários da E. E. Prof. Edmundo Vieira. “Este programa tem por objetivo atuar na formação política dos jovens, da consciência dos deveres e direitos, e principalmente na formação cidadã de cada participante. Agradeço cada aluno que participou do Câmara Jovem. A Câmara Municipal de Andradas acredita muito na juventude.”

Em seguida, foram diplomados os alunos eleitos e iniciada a sessão jovem quando apresentaram seus requerimentos e indicações.

Representando a escola, o professor Renato Guido falou sobre a participação nesta edição. “Agradecemos essa oportunidade que é fundamental no sentido da participação política e social. Nossa sociedade é historicamente oprimida por uma estrutura social, econômica, política, cultural e educacional baseada num modelo que atende mais privilégios de uma minoria do que o direito da maioria. É espantoso o descaso com a educação nesse país. O Brasil, no tocante à educação, sempre caminhou no sentido inverso devido a sua formação histórica de exclusão social. Quero, contudo, reforçar a importância do Câmara Jovem para a conscientização política e exercício da cidadania, servindo, assim, de ótimo instrumento para iniciação política de nossos alunos.”

O certificado de participação foi entregue pelo presidente Guto Liparini à diretora da escola Ana Maria Trincha.

Esta edição do Programa Câmara Jovem envolveu aproximadamente 310 alunos em atividades durante os meses de outubro e novembro, com programação na escola e também na Câmara Municipal. Os encontros também foram acompanhados pela professora Fabiana Cristina dos Santos.

Ainda neste ano ocorrerá mais uma edição do Programa Câmara Jovem com alunos da E. E. Cel. João Mosconi durante os meses de novembro e dezembro.