Andradas: História, Identidade e Tolerância - palestra resgata formação do município

Um intenso trabalho de pesquisa e entrevistas resultou na palestra Andradas: História, Identidade e Tolerância apresentada na sexta-feira, 1 de dezembro, na Câmara Municipal de Andradas.

Os trabalhos foram elaborados pelo diretor da Escola do Legislativo, João Carlos Expedito de Souza, e o Chefe de Gabinete, Enrico Delavia Rosa, que mesclaram a apresentação oral e um interessante documentário com entrevistas e imagens que retratam a formação de Andradas. Contribuíram para o material a senhora Natalina Keiko Maruya Vicentin, a historiadora Nilza Alves de Pontes, o senhor Benedito Casarotto e o guineense Beto Mendes.

A apresentação procura mostrar a formação do município de Andradas, desde os primeiros povos que aqui se instalaram, ressaltando a enorme diversidade étnica, cultural e social. Portugueses, índios, escravos, negro, italianos, japoneses, suecos, franceses e holandeses, foram alguns dos povos que migraram para o Brasil e ajudaram a formar a cidade. Também foram retratados os migrantes regionais como os paulistas que contribuíram para o início das atividades das indústrias cerâmicas e os funcionários da empresa que asfaltou o trecho da MG-455 entre Andradas e Ibitiura de Minas que vieram da região Norte de Minas.

Ministrada em dois horários, a palestra reuniu mais de 200 alunos da Escola Estadual Professor Edmundo Vieira.

Este foi o primeiro trabalho produzido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Municipais da Câmara Municipal de Andradas, criado através da Resolução 05/2017. O departamento tem a função de resgatar a história da cidade, fazer análise socioeconômica dessa história e transmitir as informações para a população.

“Essa primeira etapa foi elaborada num contexto geral porque queríamos finalizar o ano de 2017 com uma mensagem de tolerância, de conscientização, pois o que é considerado estranho e diferente, muitas vezes é tratado com certo receio, como questões culturais, religiosas e hábitos distintos”, explicou o diretor da Escola do Legislativo, João Carlos Expedito de Souza.

Durante a apresentação, os palestrantes mostraram que todas as pessoas que vieram de outras regiões ou países foram estranhos e forasteiros no município, mas muitos contribuíram e contribuem até hoje para formação da cidade de Andradas que é um grande exemplo de pluralidade no que se refere às diferenças.

Através de depoimentos gravados e apresentados em vídeo, os palestrantes quiseram mostrar a importância da contribuição de todos para as conquistas da cidade. Um exemplo foi a Fundação Manoel Lopes Júnior que teve destaque internacional como maior produtor de cenoura da América do Sul, formada por japoneses, portugueses, espanhóis, pessoas das regiões norte e sul do Brasil. Essa união de pessoas com características tão distintas teve um resultado de sucesso. “E esse foi o nosso objetivo, mostrar a importância da colaboração mútua, que devemos dar mais destaque às semelhanças e entender as diferenças”, finalizou João Carlos.